O QUE É O ELO

ELO (Ensino de Línguas Online) é um sistema de autoria para a produção e montagem de Recursos Educacionais Abertos (REA), voltados especialmente para o ensino de línguas.

Com o ELO é possível criar diferentes tipos de atividades, com base na montagem de REAs já existentes no repositório, ou criados pelo professor. São exemplos de REAs:

Eclipse: Apresenta textos para o aluno reconstruir. Ideal para explorar formas padronizadas da língua como diálogos situados, provérbios, abstracts, etc.

Sequência: Apresentado como um jogo didático. Ideal para explorar e ensinar a progressão do texto.

Cloze: Cria textos lacunados. A lacuna pode ser uma palavra, parte de uma palavra (sufixo, prefixo etc.), ou uma expressão com várias palavras. Ideal para trabalhar com definições, questões gramaticais, descrição de personagens, diálogos e palavras-chave.

Memória: Cria o jogo da memória. Pode ser usado não só para o ensino do vocabulário, mas para relações (frasais, causa e efeito, verbo e objeto adequado, etc.)

Quiz: Com as opções de Múltipla Escolha e Dialógica. Múltipla Escolha oferece feedback geral e específico para cada opção. A opção dialógica permite simular a interação professor/aluno através de uma análise sofisticada da resposta livre do aluno.

Composer. Permite a produção de escrita livre para o aluno.

Hipertexto. Permite a produção de páginas multimodais.

Eclipse, Sequência, Cloze, Memória e Quiz são REAs interativos. Composer e Hipertexto são REAs expositivos. Todos permitem o uso de texto verbal, áudio e vídeo.

 

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

ELO propicia a publicação de REAs, com acesso livre para professores, alunos e escolas.

Algumas sugestões para a elaboração das atividades:

Tema. Cada atividade deve incorporar REAs em torno de um tema único, bem definido, envolvendo algum aspecto do ensino de línguas (materna ou estrangeiras).

Perenidade. Tópicos de interesse momentâneo, que logo expiram, devem ser evitados. A mesma observação vale para temas muito localizados.

Interatividade. A atividade deve proporcionar interatividade imediata com o usuário. Textos longos, seguidos de perguntas, são considerados como inadequados para atividades interativas.

Extensão. O limite ideal de tempo para a execução de cada atividade a ser feita pelo aluno deve ser em média de 30 minutos, com uma variação máxima entre 15 e 45 minutos, considerando alunos mais lentos e mais adiantados.

Direitos autorais. Os direitos autorais para o uso de textos, imagens e sons e vídeos são de responsabilidade do autor da atividade. Todas as fontes devem ser referenciadas. A autoria da atividade elaborada pelo professor é garantida automaticamente pelo próprio sistema, que usa a licença Creative Commons CC BY NC.


CRÉDITOS


ENTIDADES:
•Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
•CNPq
•FAPERGS

PESSOAS
•Bolsistas de iniciação científica
•Orientandos de mestrado do PPGL da UCPEL
•Orientandos de doutorado do PPGL da UCPEL
•Professores que participaram dos cursos de extensão
•Alunos que testaram as atividades

COORDENAÇÃO
•Vilson J. Leffa

ENDEREÇO
Ensino de Línguas Online (ELO)
UCPEL - PPGL - Rua Félix da Cunha, 412
96010-000 - Pelotas - RS
http://elo.pro.br/

CONTATO
leffav@gmail.com