Vídeo demonstrativo

Vídeo demonstrativo


Texto explicativo

Leia o texto

Como criar uma atividade

Para criar uma atividade, você precisa fazer seu cadastro no ELO como Professor. Se por acaso você ainda não se cadastrou, basta seguir as instruções que aparecem na página ao entrar no ELO.

Entre no espaço do professor e clique em CRIAR UMA NOVA ATIVIDADE. Deverá aparecer a tela abaixo.

atividade

Preencha os campos com as informações solicitadas (Note que passando o mouse sobre as indicações você recebe instruções adicionais).

Digite um título significativo, que facilite a busca do aluno.

Escreva as palavras-chave, separadas apenas por espaço. Um número razoável seria cinco, mas, para facilitar o acesso à sua atividade, você pode fornecer mais. Cada palavra-chave é formada por uma única palavra. No ELO, o segmento “casa de madeira” seriam três palavras-chave.

Escolha a área. Exemplos possíveis são: “Língua Inglesa”, “Língua Espanhola”, “PLE”, “Gramática”, “Leitura”, etc.

Na coluna da direita, simplesmente escolha as opções que se encaixam no seu caso.

Como nenhum módulo ainda foi adicionado, a janela abaixo aparece em branco:

nenhum

Selecione o tipo de módulo que você deseja produzir, escolhendo entre Texto, Vídeo, Jogo da memória, Cloze, Eclipse, Sequência e Quiz.

tipo

Depois de selecionar o tipo de módulo, dê um título a ele. Use um título significativo, que reflita o conteúdo que você vai desenvolver. Texto, vídeo, quiz, por exemplo, NÃO são títulos significativos.

Agora uma pergunta importante: Você vai permitir que outros professores utilizem este módulo? Se você permitir, o módulo que você está produzindo será salvo no repositório de módulos do ELO e poderá ser usado por outros professores. É parte da filosofia do ELO que o trabalho seja compartilhado.

Pronto. Agora é só clicar em OK para editar o módulo.

À medida que você vai criando os módulos, o sumário da atividade vai crescendo. Clique nas flechas à esquerda e arraste para alterar a ordem dos títulos, clique nos títulos para editar novamente um determinado módulo e clique nos retângulos à direita para excluir algum módulo.

usados

DUAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES PARA TERMINAR

Primeira observação importante: o planejamento

Uma boa atividade requer planejamento, com uniformidade temática e, é bom repetir, títulos significativos (para a atividade e para os módulos).  Faça um roteiro prévio ou um “story board”, como se você estivesse preparando um filme. Sem esses cuidados, sua atividade vira um “saco de gatos”.

Exemplo de uma atividade bem planejada, com indicação do conteúdo:

bom
rio

Exemplo de uma atividade MAL planejada, SEM indicação do conteúdo:

viagem
modulos

O problema principal dessa atividade é que os módulos não têm títulos significativos. Dentro do contexto “Viagem”, os títulos “A ida” e “A volta” até fazem sentido, mas estão presos a esse contexto. Como os módulos são compartilhados, um outro professor provavelmente não teria condições de atinar qual seria seu conteúdo. Evite também palavras como “Introdução” ou “Conclusão”, que não fazem sentido fora da atividade. E principalmente, não use a classificação do módulo, o tipo, como título. Títulos como “Quiz", “Vídeo” ou “Eclipse” são redundantes e nada acrescentam ao que o ELO já oferece automaticamente.   Em suma, o título do módulo precisa ser descontextualizado, com significado próprio, independente da atividade e independente de sua classificação (Close, Quiz, Eclipse...), para facilitar sua localização por outros professores quando estiverem produzindo suas atividades.

Segunda observação importante: o conceito de módulo

Para concluir, pense em cada módulo como a peça de um jogo de montar que pode ser usada para criar diferentes atividades. Visualizando:

Módulos são
objetos de aprendizagem...
  ...usados para montar
atividades de aprendizagem.
objetos flecha

gif
Credit to http://www.eurobricks.com

 

É isso. Bom trabalho!