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Quiz Documentação empresarial
Olá, pessoal!
O objetivo deste módulo é verificar os conhecimentos adquiridos sobre o tema Redação Oficial.
Aprender a redigir atas, currículos, memorandos, entre outros documentos necessários à vida empresarial é de extrema relevância para sua formação profissional.
Vamos testar seu conhecimento sobre o tema?
Ao trabalho!
A comunicação empresarial deve atingir setores importantes da organização. Para tanto, deve ser compreendida por todo e qualquer colaborador. Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados "grupos”. Para que o texto não fique marcado por expressões de circulação restrita, deve-se utilizar:
Julgue os itens seguintes, a respeito da redação de correspondências oficiais.
I. Formalidade e uniformidade são características da redação oficial. Daí a importância do uso do padrão culto de linguagem.
II. A forma de tratamento Doutor deve ser sempre utilizada nas comunicações oficiais dirigidas a pessoas que ocupam qualquer cargo público.
III. A finalidade das correspondências oficiais impõe certos parâmetros de uso da língua, diversos daqueles da literatura, do texto jornalístico e da correspondência particular.
IV. A impessoalidade, característica da redação oficial, deve-se ao fato de que quem comunica é o indivíduo particular, e não o serviço público.
Verifica-se que:
Dados os itens a seguir, quanto à Correspondência Oficial,
Considere o fragmento de texto abaixo:
Às dezenove horas e trinta minutos do dia vinte e dois de fevereiro de dois mil e oito, em reunião, na extra- na Sala dos Conselhos, realizou-se a posse dos membros do novo Conselho Municipal de Educação deste um município.
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Com base em aspectos de sua organização formal e discursiva, é possível assegurar que se trata de um fragmento de:
A partir do que vimos até aqui, você deverá identificar o documento oficial ao qual o conceito se refere. Vamos lá?
É um documento no qual registram-se de modo objetivo, claro e com fidelidade as ocorrências de uma reunião.
Uma competência relevante no ambiente profissional diz respeito a expressar-se por escrito de forma clara, objetiva, gramaticalmente correta, aplicando normas técnicas de redação na elaboração de documentos empresariais ou oficiais.
O cuidado com a linguagem é uma forma de cuidar a sua imagem e a imagem da organização que representas.
Sucesso em tuas realizações profissionais e pessoais.
Até a próxima!