Visitante
Visitante
-
Ranking Geral
ver
top 20
Top 20 - Ranking Geral
- 1° Vilson Leffa
- 2° Osmar Miranda Re...
- 3° Ana Paula Atalib...
- 4° Susane da Silva ...
- 5° Bruno Horta Liza
- 6° Marcia Froehlich
- 7° Vinícius Olivei...
- 8° Vera Maria Wilso...
- 9° Jose Braz de Oli...
- 10° Mirelle de Souza...
- 11° leticia c b mene...
- 12° Débora Racy Soa...
- 13° Caroline Romão
- 14° Luís Eduardo We...
- 15° Claydson Rdrigue...
- 16° Aline da Rocha N...
- 17° Maria do Carmo P...
- 18° Fabiane Beletti ...
- 19° Thiago da Silva ...
- 20° flavio garcia da...
Conquistas
- Zerar
- O que são os sistemas de autoria?
- Quais as suas principais características?
- Mas, e aqueles destinados ao ensino de línguas?
- Hora do exercício I: retenção, reconhecimento e evocação do conteúdo
- Hora do exercício II: ampliação do conteúdo
- Referências
- O que são os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs)?
- Por que um AVA (não) é um web-site educacional?
- Referências
- Leitura e argumentação: ampliação conceitual
- Leitura e argumentação: reconhecimento dos elementos do texto dissertativo-argumentativo
- Leitura e argumentação: exercício dissertativo
- Problematização conceitual do Sistema de Gestão de Aprendizagem
- Referências
- Aprofundando a leitura da obra Clara dos Anjos, de Lima Barreto
- O que são os Sistemas de Autoria, de Gestão da Aprendizagem e os Ambientes Virtuais de Aprendizagem?
- Concluir
- Sair da atividade
- O que são os sistemas de autoria?
- Quais as suas principais características?
- Mas, e aqueles destinados ao ensino de línguas?
- Hora do exercício I: retenção, reconhecimento e evocação do conteúdo
- Hora do exercício II: ampliação do conteúdo
- Referências
- O que são os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs)?
- Por que um AVA (não) é um web-site educacional?
- Referências
- Leitura e argumentação: ampliação conceitual
- Leitura e argumentação: reconhecimento dos elementos do texto dissertativo-argumentativo
- Leitura e argumentação: exercício dissertativo
- Problematização conceitual do Sistema de Gestão de Aprendizagem
- Referências
- Aprofundando a leitura da obra Clara dos Anjos, de Lima Barreto
- O que são os Sistemas de Autoria, de Gestão da Aprendizagem e os Ambientes Virtuais de Aprendizagem?
- Concluir
- x/x
Problematização conceitual do Sistema de Gestão de Aprendizagem
Alguns autores, a exemplo de Malikowski, Thompson e Theis (2007 apud RUHE; ZUMBO, 2013, p. 19), não distinguem um Sistema de Gestão de Aprendizagem (SGA), ou Learning Management System (LMS), de um de Gestão de Cursos (SGC), ou Content Management System (CMS), vinculando a ambos as funções de “criar conteúdo de aprendizagem, customizar os percursos de aprendizagem para estudantes individuais, facilitar a colaboração entre estudantes e avaliar a aprendizagem com um conjunto rico em ferramentas de apreciação”. Outros, conforme pontuam Ruhe e Zumbo (Ibid, p. 19), reconhecem como foco do primeiro a “administração e gestão dos processos de ensino-aprendizagem” e, do segundo, a “estruturação, publicação e distribuição de conteúdos”; pois, em sua perspectiva, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que permite a “gestão da aprendizagem e a implementação e administração de cursos online”, além da “administração e gestão de conteúdos”, nem sempre as abrange – neste caso, corresponderiam a um SGA o Blackboard e o Moodle e, a um SGC, o Joomla e o WordPress.
combina os aspectos administrativos e de gerenciamento de um AVA tradicional com as funcionalidades para criação de conteúdo e remontagem personalizada de um CMS. Para Cohen e Nycz (2006), um LCMS é um sistema que suporta autoria, combinado com um repositório de objetos de aprendizagem e ferramentas para a disponibilização destes objetos aos alunos. São funções de um LCMS apoiar a autoria, armazenar, aprovar, publicar e gerenciar conteúdo educacional. Entre os componentes usuais de um LCMS pode-se citar, conforme proposto por (Harmann e Koohang, 2007):• Repositório de Objetos de Aprendizagem;• Aplicação de Autoria Automatizada;• Interface de Distribuição Dinâmica;• Aplicações Administrativas.
Imagem disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/-Nqjzigywamw/TuIXaUg7z9I/AAAAAAAAAKY/zCbruI0rZiU/s1600/tic.png>. Acesso em: 1 abr. 2016.