Visitante
Visitante
-
Ranking Geral
ver
top 20
Top 20 - Ranking Geral
- 1° Vilson Leffa
- 2° Osmar Miranda Re...
- 3° Ana Paula Atalib...
- 4° Susane da Silva ...
- 5° Bruno Horta Liza
- 6° Marcia Froehlich
- 7° Vinícius Olivei...
- 8° Vera Maria Wilso...
- 9° Jose Braz de Oli...
- 10° Mirelle de Souza...
- 11° leticia c b mene...
- 12° Débora Racy Soa...
- 13° Caroline Romão
- 14° Luís Eduardo We...
- 15° Claydson Rdrigue...
- 16° Aline da Rocha N...
- 17° Maria do Carmo P...
- 18° Fabiane Beletti ...
- 19° Thiago da Silva ...
- 20° flavio garcia da...
Conquistas
- Zerar
- O que são os sistemas de autoria?
- Quais as suas principais características?
- Mas, e aqueles destinados ao ensino de línguas?
- Hora do exercício I: retenção, reconhecimento e evocação do conteúdo
- Hora do exercício II: ampliação do conteúdo
- Referências
- O que são os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs)?
- Por que um AVA (não) é um web-site educacional?
- Referências
- Leitura e argumentação: ampliação conceitual
- Leitura e argumentação: reconhecimento dos elementos do texto dissertativo-argumentativo
- Leitura e argumentação: exercício dissertativo
- Problematização conceitual do Sistema de Gestão de Aprendizagem
- Referências
- Aprofundando a leitura da obra Clara dos Anjos, de Lima Barreto
- O que são os Sistemas de Autoria, de Gestão da Aprendizagem e os Ambientes Virtuais de Aprendizagem?
- Concluir
- Sair da atividade
- O que são os sistemas de autoria?
- Quais as suas principais características?
- Mas, e aqueles destinados ao ensino de línguas?
- Hora do exercício I: retenção, reconhecimento e evocação do conteúdo
- Hora do exercício II: ampliação do conteúdo
- Referências
- O que são os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs)?
- Por que um AVA (não) é um web-site educacional?
- Referências
- Leitura e argumentação: ampliação conceitual
- Leitura e argumentação: reconhecimento dos elementos do texto dissertativo-argumentativo
- Leitura e argumentação: exercício dissertativo
- Problematização conceitual do Sistema de Gestão de Aprendizagem
- Referências
- Aprofundando a leitura da obra Clara dos Anjos, de Lima Barreto
- O que são os Sistemas de Autoria, de Gestão da Aprendizagem e os Ambientes Virtuais de Aprendizagem?
- Concluir
- x/x
Por que um AVA (não) é um web-site educacional?
Conforme adverte Dillenbourg (2003 apud COSTA; FRANCO, 2005), há de se distinguir um AVA de um web-site educacional, que, em alguns casos, principalmente, quando marcado pelo modelo objetivista do conhecimento (BERGE; VERNEIL, 2000, p. 15 apud PAIVA, 2010, p. 354), limita a ação dos alunos à busca de informações:
[...] disponibilizar na Internet um livro sobre construção de diagramas em estruturas isostáticas na forma de hipertexto, não apresenta maiores vantagens com relação ao próprio livro, mesmo que cada capítulo apresente exercícios com a resolução, podendo ser acessada através de hiperlinks. Da mesma forma, a utilização da tecnologia da realidade virtual em 3D também não garante as caraterísticas pretendidas. Utilizando o mesmo exemplo, pode-se ter uma edificação a partir da qual o usuário tem acesso com recursos da realidade virtual. Ao navegar sobre a edificação, pode-se consultar teoria e exercícios sobre a construção de diagramas em estruturas isostáticas, inclusive com diferentes animações que ilustrem os diferentes conceitos envolvidos no estudo. Essas características não são suficientes para caracterizar um AVA.
Assim, para que um web-site educacional corresponda a uma AVA ele precisa também oportunizar aos alunos a produção da informação na rede, conduzindo-os a sua própria operação de coleta e tratamento de informações, culminada no desenvolvimento de um conteúdo próprio, segundo Loiselle (2012 apud COSTA; FRANCO, 2005).
Imagem disponível em: <http://www.espanholvirtual.com.br/assets/dibujo.png>. Acesso em: 25 mar. 2016.